sábado, 26 de fevereiro de 2011

Câncer de Pele, uma lesão por radiação

Pe
O câncer de pele se trata de um tumor que se forma por células da pele que sofreram uma transformação e se multiplicaram de forma desordenada e fora do normal e assim dando origem a um novo tecido que é denominado neoplasia .
Entre as principais causas responsáveis pelo início desta transformação celular, tem como principal agente agressor a exposição prolongada e repetida a radiação solar(ultra-violeta).
A neoplasia de pele atinge em sua maioria as pessoas de pele branca, que se queimam com facilidade e nunca se bronzeiam ou se bronzeiam com dificuldade .
Cerca de 90% das lesões localizam-se nas áreas da pele que ficam expostas ao sol , o que mostra a importância da exposição solar para o surgimento do tumor . A proteção solar é , portanto , a principal forma de prevenção da doença .

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Normal, Patológico...


Podemos dizer que, alterações que não sejam prejudiciais para a pessoa que as possui, por mais que seja uma alteração e essa fuja de um padrão que existe em nossa sociedade, se a pessoa é feliz mesmo a tendo, então não é patológico. Como por exemplo uma pessoa com Síndrome de Down, o Down é uma alteração e foge do padrão normal da sociedade, mas nem por isso essa pessoa deixa de ser feliz e viver normalmente no meio de outras, mas a partir do dado momento em que essa pessoa passa a se sentir triste, depressiva, angustiada, e ser tratada com indiferença pelas pessoas do seu meio, aí sim essa alteração passará a ser patológica.
então o que diferencia o normal do patológico?
Acredito que apenas sentimentos que apresentamos no meio em decorrer dessas alterações como, dor, sofrimento, angustia, depressão, tristeza entre outros. Ou seja, " Toda doença é um desvio do normal mas, nem todo desvio do normal podemos dizer que é doença. "

Helaine Lima