Se trata de um bloqueio de uma artéria pulmonar, que ocorre quando um trombo venoso acaba se deslocando do seu local de formação, na maioria das vezes dos membros inferiores e viajam via corrente sanguínea até encontrar um vaso em que ele não caiba, então assim impedirá o fluxo contínuo dessa área. Desta forma o embolo impede o fluxo pulmonar afetando grande área devido a falta de oxigenação das mesmas, elevando a graves alterações do funcionamento do organismo por falta desse oxigênio, chegando mesmo até a morte. Dentre algumas situações que colaboram para o aparecimento desta doença, estão:
Imobilidade no leito, Repouso prolongado, Anestesia, Insuficiência cardíaca, Trombose venosa prévia, Gravidez, Imobilização de membros por gessos e ataduras, Politraumatismos, Fraturas ósseas, Inflamação, Cirurgias de grande porte, Queimaduras,Enfarte do miocárdio, ICC, Idade acima de 40 anos, AVE, Parto e puerpério, Estados de hipercogulabilidade
Os fatores de risco que estão associados à Embolia Pulmonar são:
Traumas (acidentes), grandes cirurgias, insuficiência cardíaca, muito tempo imobilizado, queimados, câncer, gravidez, anticoncepcionais, obesidade, e alterações sanguíneas da coagulação.
Os sinais e sintomas Irão variar de acordo com o grau de prejuízo causado ao funcionamento do organismo afetado. Pode provocar: falta de ar (dispnéia), em geral súbita, chiado de peito (sibilancia), tosse, cianose, taquicardia, dilatação das veias do pescoço, aumento de fígado e baço, inchaço nas pernas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário